Professor que escreve uma fórmula em um quadro-negro

OS
PROFESSORES

 CONHEÇA  

 NOSSO CORPO   DOCENTE  

FAIXA-TESTE-1.jpg

COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE

NOvo QR code recriarte
GABRIEL GATELLANI

GABRIEL VEIGA CATELLANI

Fundador e Diretor

Ator, Diretor e Dramaturgo  formado pela Escola de Arte Dramática da USP, tem extensão universitária na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, além de Bottega Teatrale de Roma e Academia Real Inglesa, é um dos  fundadores da RECRIARTE e Coordenador Geral da Área de Artes Cênicas.

Já escreveu e dirigiu mais de 40 espetáculos e hoje tem em cartaz um largo repertório que o coloca entre os 10 autores mais montados em São Paulo.
 

É diretor artístico da COMPANHIA DO ATOR, tradicional Companhia Teatral de São Paulo, que se apresenta em todo o Brasil, e que hoje tem mais de 100 participantes, todos profissionais, sendo que a maioria deles saídos da própria RECRIARTE.

É criador do Projeto Mestre, projeto inovador que associa a formação docente às técnicas teatrais, reconhecido mundialmente, além do suporte ao universo corporativo, através do Teatro.
 

É Coordenador da área de Didática para o Ensino Superior em diversas Instituições de Ensino Superior e Pós-graduação, hoje com mais de 6.000 alunos.

Foi Embaixador Cultural do Brasil na Europa por quase 2 anos, e visitou 26 países, além de ter realizado 120  palestras públicas, levando informações sobre a Cultura brasileira e gerando assim, intercâmbios internacionais, tanto artísticos, como educacionais.

Criador e diretor da recente Pós-graduação em Comunicação e Artes Cênicas da RECRIARTE, que tem um currículo inédito, que une o pensamento científico à realização prática profissional.

REGINA CATELLANI
DOUTORANDA RECRIARTE.jpg

REGINA MARIA CATELLANI

Fundadora e Coordenadora de Artes Visuais

Idealizadora da Escola RecriArte e gestora da área de Artes Visuais. formada pela Faculdade Armando Álvares Penteado em Comunicação/Visual, Artes Plásticas e Desenho Industrial.

Fez cursos de atualização e pós-graduação na área de História da Arte, como “Novos Mídia e Arte Contemporânea”, Barroco Brasileiro e Renascimento, Tecnologia Têxtil, Dedica-se à área didática desde 1975, como professora de Desenho Artístico e Pintura, Projeto e Design de Interiores, Comunicação Visual – Ilustração, HQ e Cartoon, Design de Moda e figurino para teatro, cinema e TV. Foi responsável pela área de Design de Moda na Universidade Anhembi Morumbi: de 1987 até 1992.  Foi responsável pela elaboração do programa de desenho e moda de figurino junto ao Ministério da Educação e Cultura.

Catalogada no dicionário de Artes Plásticas Julio Louzada. Participou de Inúmeras exposições nacionais e internacionais. Ganhou, entre outras, grande medalha de Ouro, no VI Salão de Artes Visuais em São Paulo.Como escritora estreou com o primeiro dicionário de Moda do Brasil intitulado Moda Ilustrada de A a Z (Editora Manole) Hoje além de coordenar a área de Artes Visuais da RECRIARTE, prepara novas obras literárias para melhorar cada vez mais a qualidade de formação artística na sua área de atuação.

PROFESSORA 1

PROFESSORA1

Doutoranda Artes Cênicas no campo da pedagogia teatral pela ECA/USP, mestre em Artes cênicas pela ECA/USP (2012), graduada em Educação Artística com Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2002) e  ainda Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum (1995). Atualmente,  integra o  corpo docente do Colégio Marupiara, no curso de teatro para  Ensino Fundamental e Médio;  para o CAC/ Colégio São Domingos (Teatro avançado) e a Escola Recriarte. 

 

Foi professora nos cursos de Pós Graduação das Faculdades: Paulista de Artes e da Escola Paulista de Direito.Atuou como professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP na disciplina de Jogos Teatrais (2015). Lecionou por mais de uma década na Oficina de Atores Nilton Travesso; foi docente do SENAC e da Univ. Bandeirantes em cursos de rádio, televisão e direção teatral.Foi ainda assistente de direção do Colégio Santa Cruz, professora e coordenadora da escola de TV e Teatro Incenna e Colégio Brás Leme. No ensino público estadual lecionou nos ensinos pré escolar, fundamental, médio e EJA. Atriz e diretora teatral, permanece vinculada a Cia. Teatro Documentário acompanhando a pesquisa e a produção do grupo desde sua fundação, atuando na área da mediação teatral.   

 

Foi provocadora do Coletivo de Areia. Foi ainda integrante do iNERTE e da Cia Provisório Definitivo. Interpretou diversos espetáculos. Dirige encenações e foi contemplada com a Lei de Fomento ao Teatro do Espírito Santo, recebendo o Prêmio Myrian Muniz pelo espetáculo Descalça. Prestou serviços às Secretarias Municipais de Cultura e da Educação de São Paulo, como orientadora artística, professora de iniciação teatral, mediadora e parecerista em projetos como o Vocacional, o Formação de Público e o ProarT. Foi servidora do Ministério da Cultura RRMinC/SP. Nos anos de 1990 colaborou nas instituições: Centro de Pesquisa Mario Schenberg, Casa das Rosas e Fundação Memorial da América Latina. Coordenou a publicação ?Uma escrita documental: Cia. Teatro Documentário em encontros e perdas nas casas e ruas da cidade de São Paulo?. SP: Design Editora e Gráfica, 2014 e em 2015 publicou pela Novas Edições Acadêmicas o livro  Formação de atores: Um estudo sobre o ver e o ser visto.

ZI ARRAIS

ZI ARRAIS

PROFESSORA

Zi Arrais - graduade em direção teatral (2016) e mestrande na ECA/USP. Pesquisa o ritmo na performance, na dramaturgia e encenação contemporânea.

Integra os grupos de pesquisa LAPETT (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades - USP) e  Hop Musical (Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música - UFVJM).

SAMIR SIGMEU
foto wendell.jpg

SAMIR SIGNEU PORTO

Coordenador de Artes Cênicas - Adultos

Ator, professor e diretor teatral. Doutor (2011), Mestre (2005) e Bacharel (1986) em Artes Cênicas pela ECA-USP.

 

Graduado em Letras – Italiano pela FFCHL-USP (1981). Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979). Atualmente é Coordenador e Professor da Escola de Teatro Recriarte (Actor School), Professor de Metodologia e Didática do Ensino da Escola Paulista de Direito, professor convidado da pós graduação da ECA-USP, professor na Teen Broadway e diretor na Epifania Cia. de Teatro.

 

Como ator trabalhou com Antonio Abujamra, Antunes filho, José Celso Martinez, Ademar Guerra e outros. Encenou textos de Goethe, Dostoievski, Strindberg, Brecht, Samuel Beckett, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e outros. Tem dois livros publicados pela Editora Perspectiva: Peter Handke: Peças Faladas (2015) e Thomas Bernhard, O Fazedor de Teatro, além de participação no livro Lessing: Obras, da mesma editora.

WENDELL PINHEIRO

Gestor e Coordenador de Artes Cênicas - Infanto - Juvenil

Ator formado pela tradicional Escola de Teatro Dulcina de Moraes de Brasília, tem uma carreira com mais de 20 anos de experiência como Ator, Produtor, diretor teatral e Pedagogo, especializado na formação teatral de crianças, adolescentes e jovens.

 

Foi responsável por diversos projetos educacionais por todo o Brasil, e hoje além de Produtor Executivo e Fundador da renomada Companhia do Ator e Diretor de Produção da WeGa – Estilo em Produção Artística e de Eventos, é também o Coordenador Geral da Área Infanto-juvenil de Teatro da Escola Recriarte, que coordena há 15 anos.

PAULA BUONO

PAULA BUONO

PROFESSORA

Licenciatura Plena em Educação Física - UFSCar.

Publicação da Apostila: “Sapateando com Paula Bono” – Manual de Tap Dance. São Paulo: 1ª edição, 1999.

Publicação na Revista “ON TAP”- Revista americana especializada em Sapateado americano, 2000.

Indicação Bibliográfica para Concurso Público - Prefeitura do Município Araraquara /SP-004/2006, Bibliografia Específica – Sapateado / Bono, Paula. Sapateando com Paula Bono – Manual de Tap Dance. São Paulo: 1ª edição, 1999.

Revista Dança Brasil - “O sapateado tem nome, Paula Bono”, Ano XXI, Nº 248.. Escritora da coluna “Sapateado”, 2012.

Citação como parte integrante da história do sapateado no Brasil - Livro “História do Sapateado no Brasil” – Bia Mattar. Editora Traços & Capturas - 1ª edição, 2021.

Coreógrafa e Diretora Artístca da Cia Tap de Rua, 2021.

Coreógrafa e Diretora Artístca da Cia Rhythm Tap, 2011.

Docente na área do sapateado há 30 anos, desenvolveu metodologia para o ensino do Rhythm Tap.

Premiada nos maiores festivais de dança do país e exterior. Participou como sapateadora, coreógrafa e co-produtora em inúmeros espetáculos/musicais.

Mestres: Gil Stroming (Tap Dogs), Paschoal Hulin, Cláudio Bianchesi, Steven Harper, Ronaldo Ciambroni, Firmino Pitanga, Abelardo Figueiredo, Ângela Mauti, Kátia Barão, Marchina, Kika, Beth Turcatti, Elizabeth de Oliveira Leite, Marika Gidali, Neide Veneziano, José Saffiotti Filho, Diez e Diez Danza, J. C. Serroni, Henrique M. Andrielli, Gary Chryst, Marcelo Cirino, Roseli Rodrigues, Waldomiro Pires, Joice Kermann, Sérgio Rocha, dentre outros.

MÁRCIO VIDGOY

MÁRCIO VIDGOY

PROFESSOR

Iniciou seus estudos em Artes Cênicas pela Colmeia (Instituto a serviço da juventude);  Especializou-se em teatro musical pela Applauzo Produções, participando das montagens de Desclassificados, Vida Louca Vida, Rock Of Ages, Divino Maravilhoso, Homenagem ao Malandro, Eu Cristiane F e Geração Coca-Cola, com direção de Dan Rosseto, preparação vocal de Nelida, preparação corporal de Alessandra Rinaldo. Interpretou Melckior em Despertar da Primavera, com direção de Felipe Morais e preparação vocal de Juliana Peppi. Atuou em Congelados, O Menino Perdido e A Casa de Bernada Alba.

 

Formado em sonoplastia pelo Senac, trabalhou como técnico e como editor musical nas montagens de Manjar dos Deuses, Entre Alice, O Menino de Lugar Nenhum, Nunca Mais Coração de Mulher e Enquanto As Crianças Dormem. Foi assistente do educador Diego Chimenes na Escola Livre de Teatro, e assistente do educador Rafael Mallagute na EAJ ( Escola de Artes de Jundiaí ), atualmente é educador residente na escola de artes Recriarte, Hoje é produtor técnico da Cia dos Reis e integra a Cia Gogó de Teatro e Baú dos Sonhos Produções

LETÍCIA

LETÍCIA CHIOCHETTA

PROFESSORA

Letícia Chiochetta é atriz, contadora de histórias, professora de voz e arte-educadora. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP; pós-graduada em A arte de contar histórias, pela FACONNECT (polo A Casa Tombada); graduada em Artes Cênicas pela UFRGS/RS e em Jornalismo pela UNISINOS/RS. Participou de diversas peças teatrais, grupos de pesquisa vocal e de investigação da arte narrativa.

 

É autora do livro “Vozes Desacorrentadas, a criação da cena teatral a partir de Alfred Wolfsohn e Roy Hart”, publicado pela Editora Giostri. É idealizadora e contadora de histórias nos grupos Poesia no Espaço, desde 2013; e nas Coletivas, grupo de narração de histórias para adultos que nasce em 2018. É ainda professora e preparadora de voz para atores na escola Recriarte, em São Paulo.

MAURICIO PERUSSI.JPG

MAURÍCIO PERUSSI

PROFESSOR

Maurício Perussi

É doutorando, mestre e bacharel em direção teatral pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atua como professor, arte-educador, diretor e pesquisador. Como diretor teatral, integrou a equipe do Teatro da Vertigem; fez assistência de direção para o encenador russo Yuri Butusov; além de dirigir seus próprios trabalhos.

 

Como professor de teatro, ministrou disciplinas de pós-graduação na Faculdade Paulista de Artes, atuando, também, como artista-formador da SP Escola de Teatro. Como arte-educador, trabalhou no Educativo da Fundação Bienal de São Paulo; no Programa Vocacional; no Projeto Espetáculo das Fábricas de Cultura; e no Projeto Ademar Guerra. Atualmente, pesquisa a obra da encenadora alemã Susanne Kennedy (Volksbühne/Berlim).

PÉRICLES MARTINS

PÉRICLES MARTINS

PROFESSOR

Diretor Teatral, Ator, Artista-pedagogo e Pesquisador. Bacharel e Licenciado em Artes Cênicas pela ECA/USP, UTSJ e Belas Artes de SP. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela PUC-SP. Foi aluno especial no Programa de Pós-graduação em Teatro- educação na ECA-USP e Professor visitante no Théatrê du Soleil (França/Paris 2020). Atua na área há 31 anos.

É docente de Interpretação teatral, Montagem teatral, História do teatro, Teatro musical e Jogos Teatrais, atuando desde 1998 em diversas escolas e faculdades de teatro em São Paulo, Rio de Janeiro e interior de SP.

Seus últimos trabalhos como ator foram na CIA Ópera Seca – sob direção de Gerald Thomas; Desvio Coletivo (núcleo de performance) – orientação de Marcos Bulhões; Cia da Não Ficção – orientação de Fabiana Monsalú; Projeto Machadianas – orientação artística de Celso Fratesch e Roberto Lage – no Ágora Teatro; Mãe Gentil – direção Ivaldo Bertazzo.

No cinema foi premiado na categoria "Ator Revelação Latino" na Mostra Paralela do Festival Internacional de Berlim/Alemanha, com o Média Metragem: "Anjos Noturnos" e dirigiu o média-metragem S.A.M.S.A – contemplado pelo PROAC/SP.

Dirigiu mais de 50 espetáculos e teve como mestres Myriam Muniz, Célia Helena, Zé Celso Martinez Correa, Antunes Filho, Antônio Januzelli, Ivaldo Bertazzo, Beth Lopes, Marcelo Lazaratto, Hélio Cícero, Renata Melo, Débora Serretiello, José Rubens Siqueira, Gabriela Rabelo, Renato Borghi, Cristiane Paoli Quito, Elias Andreato, Max Stafford- Chark e Andrew Tzubaki.

JANAINA

JANAÍNA

PROFESSORA

Janaina Meireles, docente no curso Técnico de Teatro desde 2014 na escola Recriarte. Atriz e palhaça a 18 anos, maquiadora artística e docente de caracterização teatral a 10 anos.

 

Possui Curso Técnico de Desenho da Escola Panamericana de artes, Graduada em maquiagem profissional na Anhembi Morumbi e Pós graduada em Teatro-educação na FPA.

FALE CONOSCO SOBRE NOSSOS CURSOS